terça-feira, 7 de setembro de 2010

Sawadee kha! Ou sawadee krab (para os homens)!

Seja bem vindo a Tailandia!

Nossa viagem tem sido muita intensa, então perdoem-nos o que nos acompanham pelo blog http://www.viajantedoclube.blogspot.com/ ou pelo twitter @clubedoturismo e @euamoviajar, pois o tempo que sobra estamos usando para dormir!

Bem, primeira parada: Bangcoc.

A primeira vista Bangcoc era uma cidade grande, como outra qualquer, transito caótico, arranha-céus... enfim, uma cidade grande. Mas aos poucos fomos conhecendo os encantos da cidade.

Do hotel pegamos um táxi para o Grande Palácio, por pouco mais de US$ 3,00, num percurso de aproximadamente 20 minutos. Contratamos uma guia para uma visita guiada ao Grande Palácio por US$ 15,00. Foi espetacular, sem ela teríamos perdido muitos detalhes do Grande Palácio, que ao olhos de simples viajantes passariam despercebidos.

O complexo do Grande Palácio abrigou durante 150 anos as residências oficiais dos reis da Tailândia (são vários palácios reais), a corte Real e a sede administrativa do governo.

Ficamos encantados com os detalhes das construções e também com a conservação delas. No dia 5 de dezembro o rei tailandês, no poder desde 1946, completará 84 anos (é o rei que esteve no poder por mais tempo no mundo) e a comemoração pública será feito no Grande Palácio, neste dia a entrada no complexo será free para todos os visitantes. E para deixar o dia perfeito as obras de restauração e reparos nos templos do grande Palácio já estão a todo vapor.
Vida longa ao rei, que tem mantido em perfeito estado as construções desse complexo.

É no Grande Palácio que está localizado o famoso “Wat Phra Kaew , o Templo do Buda de Esmeralda”, que na verdade não é de esmeralda, e sim de Jade. O Buda de Esmeralda (século XIV) possui 3 vestimentas todas feitas em ouro puro cada uma para uma época específica do ano (verão, período de chuvas e outro para as demais estações). A troca da veste do Buda de Esmeralda é um ritual importante no calendário Budista, onde somente o rei ou o príncipe podem trocar o Buda. O Buda de esmeralda não é grande, mas o interessante é que foi esculpido em um único bloco de Jade. O templo é um local de oração, meditação e muito respeito, por isso não é permitido: entrar de sapatos, shorts, minissaias ou com blusas que mostrem os ombros, conversar e fotografar, fotografias são permitidas somente do lado de fora do templo.

No Grande Palácio existem também outros palácios e palacetes que ainda são utilizados em cerimônias oficiais, como o Palácio do trono.

Assim como a Igreja católica possui um ritual para anunciar a escolha de um novo pontífice, na Tailândia a escolha é anunciada com o badalar de um sino que fica dentro do Palácio Real.

O templo Wat Pho ou Wat Phra Chetuphon, para nós ocidentais conhecido como Templo do Buda deitado é o maior de Bangcoc. A estátua do Buda deitado possui 46m de comprimento e é recoberta por folhas de ouro. Os pés do Buda medem 3 m de comprimento e são requintadamente decorados com ilustrações em madrepérola. Imperdível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário